Acessibilidade Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página Principal > Notícias > Exposição das Forças Armadas e troca da bandeira marcam o início da Semana da Pátria
Início do conteúdo da página

Exposição das Forças Armadas e troca da bandeira marcam o início da Semana da Pátria

Publicado: Segunda, 31 de Agosto de 2015, 11h47

Brasília, 31/08/2015 – O fim de semana na capital federal foi marcado por atividades comemorativas à Semana da Pátria. No Parque da Cidade, as Forças Armadas, com setores da segurança pública do Distrito Federal promoveram a Exposição da Independência no Parque Ana Lídia. O evento contou com exposição de equipamentos da Marinha, do Exército e da Aeronáutica, além do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal e Detran.

Foto: Gilberto Alves / MD
Exposição da Independência marca início da Semana da Pátria
Exposição da Independência marca início da Semana da Pátria

A programação incluiu apresentações das bandas de música da Base Aérea de Brasília e a Marcial dos Fuzileiros Navais, além de motociclistas do Batalhão de Infantaria da Aeronáutica Especial de Brasília (BINFAE-BR). O espaço da Força Aérea contou com brinquedos infantis e uma oficina de montagem de aviões de papel.

Os visitantes conheceram as exposições do 6º Esquadrão de Transporte Aéreo (6º ETA) com jogos de simulação de voo, do BINFAE-BR e do 1º Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA I) sobre o controle do espaço aéreo na região central do Brasil. Blindados da Marinha e do Exército, viaturas policiais e dos bombeiros, atividades de educação de trânsito para crianças também são atrações.

Foto: Gilberto Alves / MD
Os visitantes conheceram equipamentos das Forças Armadas
Os visitantes conheceram equipamentos das Forças Armadas

Maquetes, veículos e equipamentos de combate e salvamento puderam ser conferidos pelo público. Houve também apresentação de cães adestrados e atividades infantis. Dentre as principais atrações da exposição estão a escada magirus do Corpo de Bombeiros e os carros blindados.

Troca da Bandeira Nacional

Troca da Bandeira NacionalOntem (30), sob a coordenação da Marinha do Brasil, ocorreu a cerimônia de substituição da Bandeira Nacional da Praça dos Três Poderes. O evento, que acontece todos os meses em sistema de rodízio entre as Forças Armadas e o Governo do Distrito Federal (GDF), marcou as atividades em homenagem ao Dia da Independência do Brasil.

Com 14 metros de largura e 20 de comprimento, totalizando uma área de 280 metros quadrados, o Pavilhão Nacional da Praça dos Três Poderes é o maior do país. Durante a celebração, a nova bandeira foi hasteada ao som do Hino Nacional, com uma salva de 21 tiros de canhão.

Depois de chegar ao topo do mastro de 110 metros de altura, a antiga bandeira é arriada, ao som do Hino à Bandeira que foi acompanhado por uma cantora lírica da Marinha do Brasil.

Outro momento histórico ocorreu com a apresentação da Banda Marcial do Corpo de Fuzileiros Navais logo após a substituição da Bandeira Nacional. Ela mantém a tradição dos desfiles e apresentações públicas quando cerca de 120 militares realizam evoluções simétricas e criativas. É considerada uma das maiores bandas marciais do mundo, distinguindo-se pela presença de gaitas de fole escocesas entre seus instrumentos musicais.

Foto: Tereza Sobreira / MD
A Banda Marcial do Corpo de Fuzileiros Navais se apresentou ao público
A Banda Marcial do Corpo de Fuzileiros Navais se apresentou ao público

Com o intuito de resgatar a tradição do culto à Bandeira, estimulando o sentimento de patriotismo e o fomento da mentalidade cívico-militar, a cerimônia contou também com cerca de 300 estudantes de escolas públicas do Distrito Federal, crianças de instituições de acolhimento, grupos de escoteiros e músicos mirins integrantes do Programa Forças no Esporte, do Grupamento de Fuzileiros Navais de Brasília.

Como atrativo para o público adulto e infanto-juvenil, um estande expositivo da Secretaria da Comissão Interministerial para os Recursos do Mar, com a presença de uma moto de neve, além de um painel informativo sobre a nova Estação Antártica Comandante Ferraz. Foi exposto também um veículo utilitário 4x4 operativo da Marinha.

 

*Com informações dos Centros de Comunicação Social da Marinha do Brasil (7º Distrito Naval) e da Força Aérea Brasileira (FAB)

Assessoria de Comunicação Social (Ascom)
Ministério da Defesa
61 3312-4071

registrado em:
Fim do conteúdo da página